Publicação digital é, sem rodeios, a forma de disponibilizar um determinado conteúdo (jornal, livro, documento) on-line. Este conceito vem sofrendo evoluções junto com a tecnologia de aparelhos eletrônicos e com uma melhor rede de acesso a internet.
Estamos numa época que cada vez mais preferimos realizar tarefas pela internet, como realizar alguma transação de banco, ler uma notícia do dia ou pedir algum alimento pelo aplicativo. Por isso que o conteúdo digital tem grande relevância, pela facilidade do usuário receber e ler o jornal, revista ou documento.
Então podemos classificar a publicação digital em 4 fases até o momento:
A primeira é a fase e a da exportação do conteúdo da forma como foi produzido, como uma revista em formato pdf. Esta fase tinha como recurso principal um efeito de página virando feito em flash, mas sem levar em consideração aparelhos móveis e sem muito público.
A segunda fase já conta com uma grande demanda por conteúdo via smartphones e um melhor custo benefício para acesso a internet. Nesta fase temos como principal recurso tecnologico o hml5, a busca por palavras chaves e uma atenção ao sistema responsivo para atender aparelhos móveis. Também nesta fase veio os aplicativos ou apps, que deram grande visibilidade ao sistema de publicação de jornais e revistas.
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A terceira fase podemos falar que é a consolidação da publicação digital, onde este meio vem ultrapassando os meios convencionais de venda de conteúdo. Nesta fase os usuários já estão acostumados com os formatos digitais e com a crescente melhoria dos mesmos, dai surge as assinaturas digitais onde este meio passa a ser a principal fonte de renda para as empresas. Uma mudança muito importante, pois um meio que era tido com uma promessa e com uma pequena parte do bolo de investimentos das empresas, passa a ser o centro das atenções.
A quarta fase vemos como uma evolução dos recursos, e uma preocupação ainda maior com múltiplas telas. Temos nesta fase uma necessidade muito grande de tecnologia que viabilize formas para publicação que não entravem numa plataforma só e que principalmente ofereça recursos que atraia mais clientes.
Esta fase em que estamos atualmente é uma fase de encatamento do usuário final, que irá consumir este conteúdo. Deve-se levar o conteúdo de uma forma fácil e agradável e ainda, adicionar recursos multimídias. Para a publicação de jornais, revistas e documentos deve-se atentar para pessoas com deficiência física utilizando de recursos de audio, utilizar tecnologia para a partir de um pdf tornar automaticamente agradável a leitura num smartphone.
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E quais serão as novidades marcantes da publicação digital? Fique ligado nos nossos posts ;)